A Escola Municipal Anne Frank, localizada na Arne 14 (110 Norte), promoveu no último sábado, 12, uma manhã regada a muita música, cultura e arte do Tocantins com a programação do projeto ‘Somos protagonistas da nossa história’. A primeira edição do projeto envolveu alunos, professores, familiares e artistas regionais em uma verdadeira celebração da identidade cultural do estado e do protagonismo estudantil.
Para estimular o sentimento de pertencimento e fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, atividades como oficinas de arte, apresentações musicais, rodas de conversa e exposições temáticas tornaram a escola um palco para que os artistas regionais compartilhassem suas trajetórias, talentos e experiências com os alunos que apresentaram trabalhos autorais, como textos, pinturas e performances, revelando o potencial criativo e crítico dos jovens protagonistas do projeto.
A cantora e compositora Mara Rita agradeceu o espaço que a escola preparou para a realização do projeto e destacou o envolvimento da comunidade. “Esta é mais uma oportunidade que tivemos para ajudar a ampliar o repertório cultural dos presentes, além de valorizar a produção artística da região. Quero agradecer aos pais, responsáveis e moradores que participaram da organização e das atividades, transformando o ambiente escolar em um espaço de diálogo, acolhimento e construção coletiva”.
A diretora da escola, Luciana Malagó, lembrou como o projeto nasceu e a relevância da ação para fortalecer a participação da comunidade escolar nas atividades promovidas. “Ao unirmos educação, arte e participação comunitária, construímos um espaço de valorização da cultura local e de fortalecimento da autoestima de nossos estudantes. Ao conhecer e valorizar a riqueza e cultura da nossa história, nossos alunos se fortalecerão enquanto indivíduos e se tornarão cidadãos conscientes, engajados e orgulhosos de sua terra. Uma oportunidade para resgatar o que há de mais bonito e precioso em nossa região, de uma forma que educa, emociona e transforma”, revelou a gestora.
As atividades foram encerradas com uma mostra cultural que reuniu as produções realizadas ao longo das últimas semanas. Segundo os organizadores do evento, a experiência superou as expectativas e já inspira a organização de novas edições do projeto com novas abordagens sobre o Tocantins.
Texto: Milena Botelho
Edição: Denis Rocha
Mín. 24° Máx. 32°