As educadoras Cleuda Milhomem, Magna Carneiro e Ana Kamila Castaño, professoras da rede municipal de ensino da Capital, compõem o espetáculo ‘TinderElas no Divã’, uma comédia teatral produzida pela Companhia A Barraca, que conta com o patrocínio da Prefeitura de Palmas. Com humor e reflexões sobre as experiências femininas contemporâneas, o grupo se apresenta em Palmas, neste sábado, 12, e domingo, 13, no Teatro do Sesc, localizado na região norte da Capital. Os ingressos estão disponíveis por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Conforme a professora e atriz Magna Carneiro, o espetáculo leva o público a refletir sobre o papel da mulher na sociedade de forma leve e divertida. “A atuação do professor vai além de ensinar o conteúdo programático. É também fazer o nosso aluno perceber o mundo que o cerca por meio da arte, que é um canal que transforma e liberta. Como professora me sinto feliz em poder falar sobre o empoderamento feminino, a luta contra o patriarcado, fazer com que os alunos possam construir seu pensamento crítico de forma a perceber que o mundo necessita caminhar para uma equidade entre homens e mulheres”, observa a educadora.
Ana Kamila Castaño conta que participar do espetáculo tem sido uma experiência profundamente emocionante e transformadora. “Fazer parte dessa produção, que mergulha no universo feminino com tanta sensibilidade, humor e crítica, me tocou como artista e como mulher. É mais do que estar em cena, é dar voz a histórias que muitas vezes são silenciadas. Sorrir e refletir junto com o público é construir uma ponte entre o teatro e a vida real. Esse espetáculo me fortalece, me provoca e reafirma a potência do nosso fazer teatral como ferramenta de escuta, empatia e resistência”, revela
Para a produtora executiva do espetáculo, Cinthia Abreu, a peça vai além do riso e se torna um espaço de debate e celebração do feminino. “A comédia é uma ferramenta poderosa para abordar questões importantes, e ‘TinderElas no Divã’ consegue equilibrar humor e emoção, trazendo à tona a força das mulheres e o poder da sororidade”, destaca.
Enredo
Com uma abordagem leve e divertida, o espetáculo narra a história de cinco mulheres que, presas na sala de espera de uma sessão de terapia em uma noite chuvosa, acabam compartilhando confidências inesperadas. Entre vinhos caros, desabafos hilários e revelações intensas, o público é convidado a refletir sobre temas como divórcio, maternidade solo, independência financeira, envelhecimento, sexualidade e a busca por aceitação.
A Barraca
A Companhia já possui 22 anos de trajetória e apresenta um elenco formado por grandes talentos da cena teatral tocantinense, sendo as atrizes Ana Kamila Castaño, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Magna Carneiro e Sheyla Virgínio. A nova temporada do espetáculo promete encantar o público com uma encenação mais dinâmica. A atriz Cleuda Milhomem ressalta a importância de dar visibilidade a histórias reais de mulheres. “Nossas personagens são um espelho da sociedade, e acredito que cada espectador poderá se identificar com suas dores e conquistas”, afirma.
Texto: Milena Botelho
Edição: Secom