Um dia após a cerimônia de abertura oficial da 6ª edição do projetoFoco no Fogo 2025, o Governo do Tocantins deu início, nesta quarta-feira, 9, ao trabalho de campo com ações de educação ambiental voltadas à prevenção de queimadas e incêndios florestais. As primeiras atividades aconteceram em escolas estaduais e municipais, além de comunidades rurais do município de Tocantínia, localizado a 75 km de Palmas, na região central do Estado.
O projeto é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com instituições que compõem o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas.
Neste ano, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, as ações foram antecipadas e integram o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado. Em Tocantínia, a equipe visitou o Centro de Ensino Médio Warã (CEMIX), a Escola Municipal Constantino Pedro de Castro e percorreu 80 propriedades rurais do município que foram registradas pelo aplicativo ODK Collect.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, além da antecipação das atividades em quase um mês em relação ao ano anterior, as equipes estão mais bem preparadas, graças à parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que ofereceu capacitação aos participantes das entidades parceiras.
"O projeto Foco no Fogo é uma das principais estratégias do Governo do Tocantins para prevenir as queimadas e preservar nosso meio ambiente. Neste ano, por determinação do governador, iniciamos as ações de forma antecipada, integrando o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado. Nossa equipe está mais preparada, graças à parceria com a Unitins, que garantirá capacitação técnica e mais eficiência nas abordagens em campo. O objetivo é simples, mas essencial: conscientizar, orientar e proteger o nosso povo e os nossos recursos naturais”, afirmou o secretário Marcello Lelis.
Segundo a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, a expectativa é alcançar 60 municípios nesta edição, com uma média de quatro cidades por semana. Conforme a agenda oficial, as próximas cidades a receberem as ações são Pium, nesta quinta-feira, 10, e Dueré, na sexta-feira , 11.
Mobilização interinstitucional
OFoco no Fogoé uma ação interinstitucional que reúne dezenas de órgãos e entidades. Além da Semarh, a ação desta sexta-feira contou com a presença de equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Comando de Ações de Defesa Civil e o 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Energisa e IBama/Prevfogo.
Mín. 24° Máx. 32°