O Governo do Tocantins celebra nesta quarta-feira, 9, 23 anos do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). No local inaugurado em 9 de abril de 2002, é realizada a coleta, o processamento e distribuição de leite humano doado por mães, que estão produzindo leite em grande quantidade. As doações atendem bebês prematuros ou de baixo peso, que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além do atendimento de apoio e orientação para o aleitamento materno.
Durante os 23 anos de funcionamento, até abril de 2025, o Banco de Leite Humano (BLH) realizou mais de 143 mil atendimentos em grupo; 313 mil atendimentos individuais e realizou mais de 51 mil visitas domiciliares. Foram cadastradas mais de 21 mil doadoras de leite humano e foram atendidos mais de 16 mil bebês, com litros de leite doados. Foram ao todo, 27 mil litros de leite humano coletado e 19 mil litros de leite distribuídos aos bebês internados.
“Parabenizo a toda equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina que faz do serviço uma referência para Palmas e região. Há anos atrás, minha família passou pelo Banco de Leite e fomos muito bem atendidos e sei que este é o sentimento de todas as pessoas que procuram a unidade. Agradeço a dedicação e o empenho de todos os servidores e servidoras e reforço a necessidade da participação da comunidade para fortalecer os estoques”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
A unidade está sempre disponível para receber mães que produzem leite humano em grande quantidade, em benefício dos bebês internados na maternidade. O diretor-geral do HMDR, Fernando Melo, celebrou o aniversário e também fez um convite. “É com muita satisfação que comemoramos mais um ano de funcionamento do Banco de Leite aqui da nossa maternidade, que atua com excelência. É um serviço essencial, beneficia bebês que não podem ser amamentados pelas próprias mães e também capacita puérperas para alimentar os bebês recém-nascidos da melhor forma. Por isso, com certeza estamos muito felizes com a comemoração, e convidamos também, as mães que estão amamentando e possuem leite em grande quantidade para doar e beneficiar os bebês que estão aqui internados”.
A estudante Ana Flávia Ribeiro Santos foi acolhida no BLH/HMDR, para aperfeiçoar a amamentação e poder atender o próprio filho, que está internado na maternidade. Ela relatou que, “eu estou gostando muito do atendimento aqui no banco de leite. Já tem nove dias que estou sendo atendida, e as profissionais são muito legais, ajudam bastante. É o meu primeiro bebê e estou recebendo apoio sobre amamentação, já estou conseguindo tirar leite. Eu recomendo muito o atendimento daqui, estão de parabéns”.
A coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR, Walkíria Pinheiro, comemora a atuação da unidade. “Para mim é uma alegria muito grande celebrar os 23 anos de funcionamento do Banco de Leite Humano do HMDR. Vimos esse banco crescer, sair de um espaço pequenininho e hoje temos um espaço muito maior. Começamos a atender poucos bebês e hoje conseguimos atender quase 60% dos bebês internados. Começamos com poucas doadoras e hoje temos cerca de 100 doadoras cadastradas doando leite regularmente”.
“O nosso sentimento hoje é de muita gratidão, por isso agradecemos todas as mulheres que doam leite e que nos ajudam a salvar a vida dos bebês internados, agradeço a cada bebê que compartilhou o seu leite, também os servidores do HMDR, em especial a nossa equipe que é excelente, comprometida, capacitada e que está disponível 24 horas para atender as mulheres nas suas necessidades com relação à amamentação. Quero agradecer também os parceiros porque sozinhos não fazemos nada, e agradeço todo o apoio da SES-TO e comunicação, que sempre estão juntos com a gente”, acrescentou a coordenadora.
Mín. 24° Máx. 32°