22°C 31°C
Palmas, TO
Publicidade

Em Palmas, novo Núcleo de Identificação para a emissão da Carteira de Identidade Nacional começa a funcionar a partir de março

Localizado na região central da Capital, o novo local será inaugurado no dia 10 de março e deve proporcionar mais comodidade e rapidez aos cidadãos

28/02/2025 às 19h28
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Novo ambiente garantirá maior eficiência no processo de emissão e agilidade nos serviços - Foto: Vania Machado/Governo do Tocantins
Novo ambiente garantirá maior eficiência no processo de emissão e agilidade nos serviços - Foto: Vania Machado/Governo do Tocantins

O Instituto de Identificação terá uma unidade exclusiva em Palmas, que atuará como um novo Núcleo de Identificação para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), já com o novo sistema biométrico. Localizado no Palmas Shopping, região central da Capital, o novo local começará a funcionar a partir de março, proporcionando mais conforto e rapidez aos cidadãos que procuram esse tipo de serviço.

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, explicou que a mudança para o novo local visa oferecer um atendimento mais eficiente e acessível à população. “Com a nova unidade, conseguiremos otimizar os serviços, proporcionando mais conforto e agilidade aos cidadãos que necessitam da emissão da carteira de identidade. A estrutura moderna e a localização estratégica vão facilitar o acesso ao público, especialmente para aqueles que buscam maior comodidade no processo”, afirma.

A inauguração está prevista para o dia 10 de março, iniciando as atividades no novo local. A unidade contará com cinco guichês de atendimento, o que garantirá maior eficiência no processo de emissão e agilidade nos serviços. Com a nova unidade, as atividades de emissão da nova CIN serão encerradas na 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil, localizada na quadra ACSU-SO (1201.201 Sul), na Avenida Joaquim Teotônio Segurado.

Emissão da Nova CIN

A nova carteira é o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Ela possui elementos fáceis para verificação de autenticidade eQR Code, que poderá ser lido por celular, possibilitando a qualquer cidadão verificar, inclusive, se a carteira foi furtada ou extraviada. A CIN também é digital e está incluída no aplicativoGOV.BR. O número do CPF passa a ser o número do registro nacional do brasileiro, o que significa que o cidadão continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado da Federação. A CIN também estabelece fácil identificação de pessoas com necessidades especiais.

A primeira via do documento em papel e digital é gratuita e ao buscar pelo serviço o cidadão deve apresentar originais e cópias de certidão de nascimento ou de casamento. Orienta-se que o interessado se informe, no núcleo de sua cidade, se há necessidade de levar foto 3x4, já que algumas unidades já dispõe do serviço.

Os cidadãos têm até 2032 para realizar a troca do antigo RG pela nova Carteira de Identidade Nacional. O prazo foi estabelecido para que todos possam efetuar a substituição sem pressa.

Agendamento

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) reforça que, para obter o documento em Palmas, é necessário realizar o agendamento, que deve ser feito exclusivamente no portal de serviços do Governo do Estado, provido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), no endereçohttps://servicos.to.gov.br/servico_detalhado.aspx?cod_assunto_documento_tipo=8410. O agendamento está disponível a partir das 9 horas, diariamente, com até 800 vagas disponíveis por semana.

Em Gurupi, o agendamento pode ser feito pelo telefone (33) 312-6248, e em Araguaína pelo número (63) 3414-8957. Nos dois municípios, os Núcleos de Identificação estão localizados na sede do Pronto.

Nas demais cidades do Estado, o interessado pode se dirigir pessoalmente aos Núcleos de Identificação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias