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Governo do Tocantins lança edital para seleção de professores alfabetizadores voluntários

São ofertadas 70 vagas, e os alfabetizadores receberão uma bolsa mensal de R$ 1,2 mil

23/01/2025 às 11h30
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
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Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou edital para a seleção de professores alfabetizadores voluntários no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, instituído pelo Ministério da Educação. O objetivo é promover a alfabetização de jovens, adultos e idosos que ainda não possuem domínio da leitura, da escrita e do letramento matemático.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro, exclusivamente de forma on-line no siteBrasil Alfabetizado no Tocantins. Os alfabetizadores receberão uma bolsa mensal de R$ 1,2 mil, destinada a custear alimentação e transporte, desde que cumpram os critérios estabelecidos.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento da educação. "Essa união de esforços entre o Tocantins e o Governo Federal fortalece a educação como ferramenta de inclusão e cidadania. Por meio do Programa Brasil Alfabetizado, estamos ampliando o acesso ao conhecimento e garantindo que jovens, adultos e idosos tenham uma oportunidade real de transformar suas vidas”, pontua.

Para participar, os candidatos precisam atender a alguns requisitos, como ser brasileiro nato ou naturalizado, ter pelo menos 18 anos, possuir diploma de ensino médio completo, ter concluído o ensino superior ou estar cursando a partir do terceiro período de licenciatura em Pedagogia ou áreas afins. Além disso, é necessário comprovar experiência de pelo menos dois anos em alfabetização de jovens e adultos ou educação popular, bem como ter disponibilidade de 12 horas semanais para desenvolver as atividades.

O processo seletivo será realizado em três etapas: análise curricular, entrevista e avaliação de títulos. São ofertadas 70 vagas, distribuídas entre as 13 Superintendências Regionais de Educação.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 14 de março, no site da Seduc e no Diário Oficial do Estado, e o início das aulas está previsto para o dia 31 de março, com vigência do programa até 31 de outubro.

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